Das buscas ao delivery: como os chatbots auxiliam os restaurantes?

Das informações atualizadas sobre as unidades até realizar pedidos para entrega, os chatbots oferecem uma nova possibilidade de contato entre os clientes e os restaurantes preferidos.  

 

Já pensou que em pouco tempo pedir a pizza favorita vai ser tão fácil quanto conversar com seu amigo nos aplicativos de mensagens? Sem nem precisar se cadastrar, baixar um aplicativo específico ou acessar um site para isso.

Com a evolução e aplicação dos chatbots em diferentes segmentos, realizar pedidos online, conferir promoções, informações do local e ter o atendimento disponível 24 horas por dia vai se tornar cada vez mais comum, ajudando tanto aos clientes quanto os restaurantes.  

Como os chatbots podem ser utilizados pelos restaurantes?

Com as vantagens de oferecer um atendimento padronizado, disponível todos os dias da semana e sem que o cliente precise sair dos aplicativos de mensagens, os chatbots oferecem uma evolução para quem vai pesquisar um restaurante e quer informações sobre o horário de atendimento, reserva, localização, cardápio, promoções…   

A Casa do Yakisoba, por exemplo, local tradicional na culinária oriental na região de Campinas, já conta com a Yaki, assistente virtual desenvolvida pela Livetalk que funciona como um chatbot no site do restaurante, auxiliando nas principais dúvidas sobre o funcionamento das unidades, cardápio e promoções, mesmo nos fins de semana ou feriados.  

Com a expansão dos chatbots nos mais populares aplicativos de mensagens, porém, muito em breve realizar interações com clientes, como promoções e brindes por mensagens será uma possibilidade para os restaurantes, além de ótimas possibilidades para a padronização e evolução do delivery. Para os clientes, por sua vez, há a vantagem de não precisarem parar o que estão fazendo e já utilizarem os canais que estão mais acostumados para fazerem o pedido de entrega.  

Mesmo as grandes redes multinacionais já estão se adaptando a tendência, como a Domino’s Pizza na Austrália e o Burger King Argentina, nos quais são possíveis realizar pedidos delivery direto na página do Facebook através do uso do chatbot ou o recente caso da famosa rede de restaurantes TGI Fridays, que conseguiu aumentar as vendas fora dos estabelecimentos com o uso de chatbots no Messenger, com o reforço  da presença online e o estímulo do delivery.

Dessa forma, seja para um grande rede de restaurantes ou mesmo um negócio regional, os chatbots oferecem a possibilidade de interagir com os clientes com um atendimento padronizado, eficiente e prático, sendo uma evolução que irá ajudar tanto na visita quanto nos pedidos online.  

Quer saber mais como os chatbots podem ter aplicações que vão muito além do atendimento eficiente ao cliente? Acesse nossos conteúdos semanais  sobre chatbots

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