Chatbot exemplos: conheça 3 tipos de chatbots para empresas

Os chatbots estão em todos os lugares e já fazem parte do nosso dia a dia. Neste artigo, vamos ver chatbot exemplos de usos distintos dessa ferramenta poderosa, capaz de aprender, de aperfeiçoar, de vender e até mesmo de ajudar ao próximo. Os chatbots, ou simplesmente, bots, podem ser usados em diferentes áreas como na saúde e na educação. Mas, quando há criatividade e vontade de solucionar os problemas de forma real, o céu é o limite. Empresas, bancos e até prefeituras já se beneficiam – e obviamente beneficiam o seu público – com o uso de bots inteligentes.

Os Chatbots nada mais são que robôs de interação que estão modificando nossa relação com o atendimento de maneira geral. Disponíveis 24 horas por dia, eles fazem o primeiro atendimento de todas as solicitações dos clientes, mas sua utilização não para por aí! Eles podem muito mais!

 

Chatbot exemplos

 

Assistentes de Perguntas Frequentes (FAQ)

Sua empresa recebe um volume alto de perguntas, diariamente? Ter um bot que ajuda o seu time de SAC com as perguntas frequentes é uma solução imprescindível. Ela ajuda a operação a ganhar velocidade, sem perder qualidade e, ao mesmo tempo, dá fôlego aos atendentes que podem focar sua atenção em casos mais complexos e que necessitem de atenção especial.

Mas, muito se engana quem acredita que basta migrar o seu material de FAQ para a interface do Chatbot. É fundamental que você ofereça uma experiência conversacional. Ou seja, o seu consumidor precisa ser atendido de forma adequada, com contexto e com respostas adequadas.

Essa solução pode ser muito eficiente para aqueles negócios que recebem perguntas fora do horário de atendimento do SAC.
Por exemplo, um restaurante que recebe aos sábado inúmeras perguntas sobre reservas, cardápios, promoções… Ou qualquer outra empresa que necessite sanar rapidamente as dúvidas. Hoje em dia, com tudo na palma da mão, o consumidor está cada vez mais exigente e ter um chatbot não é mais um diferencial, é uma necessidade real.

 

Geração de leads

Os chatbots podem, facilmente, ser integrados às estratégias de geração de leads de qualquer empresa.

Para converter leads com chatbots, o bot pode ser programado para incluir perguntas ao decorrer das interações ou, então, oferecer um formulário estruturado para que os usuários respondam os campos de uma só vez.

Os chatbots, dessa forma, conseguem qualificar os leads e direcioná-los para as equipes de vendas quando eles já mostraram mais interesse.

 

Bots para equipes

Segundo estudos de Ciência Cognitiva, cada vez que alguém é interrompido no trabalho a pessoa demora em torno de 15 minutos para restabelecer a concentração. Os chatbots voltados para dúvidas internas são aliados em prol da produtividade nas empresas.

Ele poderia ajudar, por exemplo, com projetos. Um colaborador com uma dúvida em relação a um deadline, ou pendência de uma tarefa poderia ser respondido por um bot. Imagine que incrível ter um chatbot na sua empresa que ajuda seus funcionário com questões usuais. Isso pouparia tempo e esforço da sua equipe, além de aumentar a produtividade de todos!

 

Deixe um robô trabalhar para você! Entre em contato conosco e entenda como o chatbot pode ajudar a sua marca.

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