Além do SAC: chatbots são canais de contato direto com o cliente

Os “robôs de conversa” são uma possibilidade tecnológica que encantam tanto as empresas quanto os clientes que buscam um contato imediato. Apesar de tão associados ao serviço de atendimento ao cliente, os chatbots podem ir além de só uma interação automática e se tornarem mais um canal de marketing e, principalmente, conversão e retenção de clientes. Quer ver como?

Chatbots: um novo canal de contato

Para quem já trabalha com o planejamento e estratégias de marketing digital, os chatbots surgem como mais um canal de contato importante com potenciais consumidores ou mesmo os clientes habituais. Por estar em contato direto com os consumidores que já buscam informações sobre a empresa ou serviço, os chatbots podem ser importantes oportunidades para reafirmar as mensagens do marketing, na fidelização ou mesmo na oportunidade de conversão e venda direta.

Assim, muito além das vantagens de oferecer um atendimento 24 horas por dia, mesmo em fins de semana ou feriados, a experiência dos chatbots deve ser planejada para estar de acordo com a linguagem, estilo da marca e oferecer aos clientes as respostas para as principais dúvidas de uma maneira eficiente e que agregue valor ao contato. A tecnologia deve proporcionar um contato amigável e evitar a frustração do cliente, ao não conseguir solucionar as dúvidas de maneira simplificada.

Durante esse contato, o chatbot pode até mesmo oferecer uma oportunidade de conversão e venda direta, seja disponibilizando os links com sugestões de produtos que o cliente esteja buscando ou mesmo gerando um cupom de desconto quando perguntarem sobre promoções, por exemplo. É uma maneira de aproveitar a oportunidade quando o cliente está procurando diretamente sobre um produto ou serviço, com a facilidade de não ter outras distrações na timeline.

O contato pode ir além da dúvida inicial: uma vez que o cliente entre contato com a marca por aplicativos de mensagens é possível ter novas interações que ofereçam novidades, produtos, conteúdos semelhantes…. Se um cliente comprou o ticket de um show ou deseja informações sobre o evento, por exemplo, uma interação possível é na véspera do espetáculo enviar uma mensagem com produtos referentes ao artista, uma notificação de como ele pode chegar ao local, sugestão de estacionamentos próximos, quais itens são permitidos dentro do estabelecimento.

Com um contato direto e simplificado, os chatbots podem, dessa maneira, ajudar na retenção de clientes, assegurando que eles terão suas dúvidas e interações respondidas automaticamente, mas também para converter o simples cliente em um defensor da marca. Para isso, é necessário que ele perceba a vantagem de estar em contato com o chatbot e tenha novas interações, com ações que facilitem a vivência dele com a marca. A sugestão, dessa forma, é expandir a ideia de que os chatbots servem apenas como um suporte ao atendimento tradicional, mas avaliar como eles podem, efetivamente, ser um canal de vendas, marketing e fidelização de clientes satisfeitos e motivados.

Quer saber mais como os chatbots podem ter aplicações que vão muito além do atendimento eficiente ao cliente? Entre em contato com a gente.

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